Higiene da Cozinha

E-mail Imprimir

Higiene!


Defini-se como sendo um conjunto de práticas realizadas de forma constante visando proporcionar benefícios ao homem. De forma mais simplificada, higiene pode ser considerada o ato de retirar impurezas de um corpo, objeto ou local, ou seja, limpeza e asseio. Mas, em um sentido mais amplo, ela engloba todos os hábitos e condutas padronizadas que possam auxiliar a prevenir doenças e a manter a saúde do homem, seja individual ou coletivo. 

Portanto, em um ambiente de elaboração de alimentos, ou seja, em uma cozinha, a higiene se faz necessária não somente nos alimentos elaborados e na matéria-prima que os compõe, mas também em todos os elementos envolvidos nesse ambiente. Assim, a busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na cozinha deve ser constante. Assim sendo, a higiene corporal, higiene dos alimentos, higiene dos utensílios e equipamentos, higiene do local de trabalho, periodicidade de limpeza, etapas obrigatórias no processo de higienização ambiental, produtos permitido para desinfecção e produtos de limpeza.

Normas de higiene pessoal:
O profissional da cozinha deve ter muito cuidado com relação à higiene e a apresentação pessoal. A apresentação depende dos hábitos de higiene pessoal que o profissional pratica diariamente. 

Lembrete: a higiene pessoal colabora para a manutenção da própria saúde. Assim, o profissional de cozinha deve obedecer aos princípios de higiene que lhe asseguram o bom desempenho profissional. 

Estética e asseio:
Podemos relacionar cuidados indispensáveis, como banho diário, cabelos limpos e protegidos, barba feita diariamente e bigode aparado, unhas curtas, limpas e sem esmalte ou base, uso de uniformes limpos, uso de desodorante sem perfume ou suave, maquiagem leve, não usar bijuterias, relógios ou acessórios.

Higiene das mãos:
O profissional da cozinha deve lavar as mãos sempre que: chegar ao trabalho, utilizar os sanitários, tossir, espirrar ou assuar o nariz, usar esfregões, panos ou materiais de limpeza, fumar, recolher o lixo e outros resíduos, tocar em sacarias, caixas, garrafas e sapatos, pegar em dinheiro, houver interrupção do serviço, iniciar um novo serviço, tocar em utensílios higienizados, colocar luvas. Lavar as mãos e os antebraços com sabão neutro e secar com papel toalha.

Uniformes:
O profissional da cozinha deve se preocupar em estar com: os uniformes completos, de cor clara, bem conservado e limpo, e com troca diária e utilização somente nas dependências, sapatos fechados e limpos, com trocas diárias das meias.

Higiene dos alimentos:
Deverá ser feita conforme estabelece os princípios de segurança alimentar, ou seja, de acordo com as normas de boas práticas de fabricação dos alimentos, recomendadas pela ANVISA. Manter as mãos sempre lavadas na distribuição dos alimentos, não tocar nos alimentos com ferimentos nas mãos, pegar os alimentos com as mãos somente quando necessário (utilizar os utensílios – pagadores – para isso), conservar os alimentos cobertos, não falar, tossir ou espirrar em cima dos alimentos, lavar legumes e frutas em água corrente, nuca usar alimentos com o prazo de validade vencido.

Equipamentos, móveis, utensílios e acessórios:
Após o uso, lavar bem os equipamentos e utensílios com água e sabão neutro, sem deixar resíduos nos cantos; usar somente utensílios e equipamentos bem lavados; desinfetar com água clorada os utensílios que não são lavados em máquina e guardá-los limpos e secos em prateleiras; separar os utensílios usados no preparo de alimentos crus (tábua, facas etc) dos usados para alimentos cozidos; esfregar bem as tabuas com escova e sabão.

Higiene do local de trabalho:
Lavagem do local (piso, teto, parede, etc) com água e sabão ou detergente, enxágüe, desinfecção química: deixar o desinfetante em contato por no mínimo 15min; varrer a seco, fazer uso de panos para secagem de utensílios e equipamentos, usar escovas, esponjas ou similares de metal, nunca usar os mesmos utensílios e panos de limpeza utilizados em banheiros e sanitários. 

Periodicidade da limpeza:
Diariamente, diariamente ou de acordo com o uso, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e semestralmente.

Tipos de produtos e/ou utensílios de limpeza:
Sabões, detergentes, limpa-fornos, limpadores desoxigenantes, salmoura, pedra-pome, sapólio, lixas, álcool, soda-caústica, querosene. Vassoura, esfregão e rodo, baldes, esponjas, panos, escovas de fibra dura e sintética. 

Fonte: CPT - Curso Básico de Cozinha

 

 

Menu Principal

Contrate


Design: Conectando Pessoas - Criação de Sites e Marketing Digital